março 01, 2006

Clima pode levar a guerras por acesso a água

Mudanças climáticas no planeta podem provocar conflitos ligados ao acesso a fontes de água entre países, diz o jornal britânico The Independent nesta terça-feira (28).

"No mundo todo, elas estão vindo: as guerras pela água. De Israel à Índia, da Turquia a Botsuana, estão em andamento discussões sobre fontes de água em disputa que podem, em breve, eclodir em conflito aberto", comenta o The Independent.

"O Ministro da Defesa da Grã-Bretanha, John Reid, fez uma previsão sombria de que a violência e conflito político se tornarão mais prováveis nos próximos 20 ou 30 anos", na medida em que aumentar a desertificação, o derretimento das calotas polares e o envenenamento de fontes de água, diz o jornal.

Ativistas pela ecologia exigiram que o governo britânico redobre seus esforços para reduzir as emissões de gases que provocam o efeito estufa, diz o jornal, que reproduz dados atribuídos à ONU - Organização das Nações Unidas sobre o suprimento de água.

"Em 2003, um relatório da ONU previu que até o meio do século, na pior das hipóteses, 7 bilhões de pessoas em 60 países poderão ter que enfrentar escassez de água, embora, se as políticas certas forem seguidas, isso pode ser reduzido a meros 2 bilhões em 48 nações." (BBC Brasil/ Estadão Online)

Nenhum comentário: