A ONG “Friends of the Earth” acaba de divulgar relatório mostrando que após 10 anos de cultivo comercial, as plantas transgênicas não apresentaram benefícios nem para o meio ambiente, nem para os consumidores. Da mesma forma, apesar das promessas das empresas, os transgênicos não trouxeram nenhuma contribuição no combate à fome e à pobreza. A entidade é formada por ativistas de 75 países, com sede em Bruxelas, e reúne centenas de organizações civis de todo o mundo.
O estudo também mostra que “a empresa Monsanto, que controla 90% do mercado global de transgênicos, planeja em 4 anos substituir todo o milho europeu por suas sementes transgênicas. Para isso, nos últimos dez anos a empresa trabalhou insistentemente no sentido de flexibilizar as leis européias de proteção aos consumidores, ao meio ambiente e aos agricultores”.
Em novembro de 2005 a Monsanto anunciou a seus investidores que vê na Europa sua “próxima oportunidade”, destacando que até 2010 há mercado potencial para introduzir 9,7 milhões de hectares de seu milho resistente ao herbicida Roundup e mais 8,2 milhões de hectares para o milho transgênico inseticida. Ademais, a companhia crê na possibilidade de se introduzir 400 mil hectares da soja transgênica. Atualmente apenas uma variedade de milho transgênico da Monsanto pode ser cultivada em solo europeu.
fevereiro 06, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário