fevereiro 06, 2006

ONG européia desmistifica “vantagens” dos transgênicos

A ONG “Friends of the Earth” acaba de divulgar relatório mostrando que após 10 anos de cultivo comercial, as plantas transgênicas não apresentaram benefícios nem para o meio ambiente, nem para os consumidores. Da mesma forma, apesar das promessas das empresas, os transgênicos não trouxeram nenhuma contribuição no combate à fome e à pobreza. A entidade é formada por ativistas de 75 países, com sede em Bruxelas, e reúne centenas de organizações civis de todo o mundo.

O estudo também mostra que “a empresa Monsanto, que controla 90% do mercado global de transgênicos, planeja em 4 anos substituir todo o milho europeu por suas sementes transgênicas. Para isso, nos últimos dez anos a empresa trabalhou insistentemente no sentido de flexibilizar as leis européias de proteção aos consumidores, ao meio ambiente e aos agricultores”.

Em novembro de 2005 a Monsanto anunciou a seus investidores que vê na Europa sua “próxima oportunidade”, destacando que até 2010 há mercado potencial para introduzir 9,7 milhões de hectares de seu milho resistente ao herbicida Roundup e mais 8,2 milhões de hectares para o milho transgênico inseticida. Ademais, a companhia crê na possibilidade de se introduzir 400 mil hectares da soja transgênica. Atualmente apenas uma variedade de milho transgênico da Monsanto pode ser cultivada em solo europeu.

Nenhum comentário: