fevereiro 13, 2006

Mundo vive maior fase de calor dos últimos 1.200 anos

Por PAUL RINCON - BBC Brasil

O hemisfério norte experimentou as ondas de calor mais freqüentes dos últimos 1.200 anos, de acordo com uma pesquisa publicada na revista "Science". A constatação dá mais força aos que defendem que o aquecimento global está ligado à atividade humana no planeta.

Uma equipe da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, mediu mudanças em anéis de troncos de árvores, em conchas fossilizadas e no gelo, que permitem descobrir temperaturas máximas através do tempo.

Eles também estudaram diários pessoais dos últimos 750 anos, escrito por moradores de países como Holanda e Bélgica, e relatando o congelamento dos canais. Os pesquisadores concluíram que há um aquecimento inédito e recente.

Pequena Idade do Gelo

Os pesquisadores Timothy Osborn e Keith Briffa analisaram medidas de temperatura tomadas por instrumentos desde 1856, para definir quando o aquecimento começou. Em seguida, compararam também evidências de outras fontes, datando até o ano 800 d.C.

As análises confirmaram período de aquecimento significativo no hemisfério norte dos anos 890 a 1170 , o chamado período de aquecimento medieval. E constataram períodos de esfriamento, como o que ocorreu entre 1580 e 1850 --a pequena Idade do Gelo.

Mas apesar dos períodos anteriores de oscilação, a equipe mostrou que o atual aquecimento do planeta é mais freqüente e a mais longa anomalia de temperatura de qualquer tempo desde o século 9.

"Os últimos 100 anos são mais surpreendentes que os períodos de grandes flutuações anteriores. O aquecimento é global e afeta quase todos os registros analisados", afirmou Timothy Osborn.

Em novembro, a mesma publicação divulgou um estudo demonstrando que os níveis de gás carbônico e metano na atmosfera eram os mais altos dos últimos 650 mil anos.

Nenhum comentário: