janeiro 30, 2006

EUA - Especialista em mudança climática diz que Governo tentou calá-lo

Washington, 28 jan (EFE).- O principal especialista em mudança climática da agência espacial americana (Nasa) afirma que o Governo dos EUA tentou silenciá-lo, segundo publica hoje em seu site o jornal The New York Times.

O cientista, James Hansen, que dirige há anos o Instituto Goddard para Estudos Espaciais, disse ao Times que a campanha começou depois que pronunciou um discurso no mês passado, pedindo a rápida redução dos gases estufa relacionados ao aquecimento global.

Hansen afirma que diretores da agência pública Nasa deram ordem aos responsáveis de relações públicas do órgão para revisar os textos de suas futuras conferências, assim como suas publicações no site do instituto e os pedidos de entrevistas com jornalistas.

O cientista disse ao Times que ignorou as restrições.

Dean Acosta, um dos responsáveis de relações públicas da agência espacial, disse ao jornal nova-iorquino que não há um esforço para silenciar o cientista.

"Essa não é a forma da qual operamos na Nasa", disse Acosta ao Times, acrescentando que "promovemos a transparência e falamos com os fatos".

O porta-voz disse que as restrições impostas a Hansen são as mesmas dos outros trabalhadores da Nasa, e destacou que os cientistas têm liberdade de falar sobre suas descobertas, mas especificou que as declarações sobre políticas a implementar correspondem aos legisladores e os porta-vozes designados para essa função.


Para leitura completa clique no título.

Nenhum comentário: