janeiro 30, 2006

Coreanos ganham ação sobre uso do Agente Laranja

26/01/06

Seul (AP) - Uma corte da Coréia do Sul sentenciou nesta quinta-feira o pagamento de US$ 62 milhões para 6.800 veteranos da guerra do Vietnã, devido aos efeitos colaterais do herbicida desfolhante Agente Laranja, usado para acabar com a camuflagem dos exércitos vietnamitas. Os réus sãos as empresas americanas Dow Chemical, do Michigan, e a Monsanto, do Missouri.

Os veteranos da guerra culpam o herbicida de causar várias doenças como problemas de reprodução, defeitos de nascença, câncer e problemas neurológicos.

As companhias disseram em um anúncio em conjunto que irão recorrer da sentença pois ainda há "contrariedades com relação ao aparecimento destas doenças através do contato com o Agente Laranja".

Os sul-coreanos formaram o maior contingente estrangeiro de tropas aliadas aos EUA, contribuindo com 320.000 tropas. Destas, 5.077 soldados foram mortos e 10.962 foram feridos.

A corte, entretanto, rejeitou o processo em que 15 crianças pediam o ressarcimento por problemas mentais supostamente relacionados ao contato dos pais com o herbicida.

Para leitura completa clique no título.

Nenhum comentário: