fevereiro 08, 2007

Climas futuros e sombrios

08/02/2007
Agência FAPESP - O quarto relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês), cuja primeira parte foi divulgada na semana passada, em Paris, destaca haver “90% de probabilidade” de o homem ser o responsável pelas mudanças climáticas no planeta. E que o cenário tende a piorar bastante.

Para pesquisadores brasileiros que trabalharam na produção do relatório, que reuniu cerca de 2,5 mil cientistas de 130 países, a grande novidade do documento é a intensificação dos extremos climáticos. Ou seja, chuva violentas alternadas com longas secas, ondas de calor, furacões e outros exemplos de um clima cada vez mais radical.

Um dos brasileiros que participou do relatório do IPCC, José Antonio Marengo, meteorologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é o convidado de Pesquisa Brasil deste final de semana, para falar sobre o relatório e o impacto da ação humana no futuro do clima terrestre.

Outro destaque do programa é um estudo que mostra como os retratos forjaram a imagem do negro brasileiro no século 19. Na reportagem especial, o ouvinte irá conhecer melhor a vida e a obra do documentarista, fotógrafo e incentivador do cinema brasileiro, Thomaz Farkas.

Veneno de jararaca produzido em laboratório, uma praga que está virando solução energética e um novo modelo matemático que analisa os impactos das mudanças climáticas na economia são outros destaques.

Pesquisa Brasil é transmitido pela Rádio Eldorado AM (700 kHz) nos sábados, às 12h e 19h, e nos domingos às 14h. Nos mesmos horários, pode ser acompanhado pela DirecTV, no canal de áudio 883, ou pela internet, no endereço www.radioeldoradoam.com.br.

Para ajudar a fazer o programa, envie perguntas, críticas e sugestões para pesquisabrasil@fapesp.br. O ouvinte que tiver sua pergunta selecionada ganhará uma assinatura semestral de Pesquisa FAPESP.

A partir da tarde de segunda-feira, os interessados também podem ouvir o conteúdo do programa no site da revista Pesquisa FAPESP, em www.revistapesquisa.fapesp.br.

Nenhum comentário: