janeiro 31, 2007

Torre Eiffel se apaga para combater o aquecimento global

As 20.000 lâmpadas elétricas da Torre Eiffel serão apagadas por cinco minutos na quinta-feira, 1º, horas antes de cientistas divulgarem, oficialmente, um relatório sobre o aquecimento global. O apagão ocorrerá a pedido de ambientalistas que buscam chamar atenção para o desperdício de eletricidade.

O relatório do Painel Intergovernamental para Mudança Climática (IPCC) deverá trazer novas evidências de que o aquecimento do planeta Terra, nas últimas décadas, provavelmente é causado pela atividade humana, como a queima de combustíveis fósseis para a geração de energia.

O relatório ainda precisa ser aprovado por burocratas de mais de 100 países, que podem questionar a escolha de palavras feita pelos cientistas para descrever seus resultados.

"O pessoal do governo determina como as coisas são ditas, mas nós (cientistas) determinamos o que é dito", afirmou Kevin Trenberth, um dos principais autores do relatório. O resultado final será um documento cuidadoso, dizem muitos dos pesquisadores. Um participante russo afirmou que os debates, até agora, são mais técnicos que políticos.

Outra observadora dos procedimentos, Stephanie Tunmore, do Greenpeace, disse que "até agora, estamos seguindo o cronograma. Mas quem sabe, ainda temos dois dias. Se houver pânico, será na noite de quarta-feira, quando notarem que só têm umas poucas horas". (AP/ Estadão Online)

Nenhum comentário: