janeiro 31, 2007

IPCC: Comitê da ONU sobre o clima lançará 4 relatórios em 2007

O grupo conta com a participação de cerca de 2.500 especialistas, que trabalham em mais de 130 países. Seu último relatório foi apresentado ao público em 2001

Reuters - LONDRES - Cientistas que assessoram a ONU a respeito das mudanças climáticas divulgam na sexta-feira, 2, em Paris, o primeiro de quatro relatórios previstos para este ano apontando os riscos do aquecimento global.

Confira, a seguir, o calendário do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), criado em 1988 pela ONU para orientar os governos. O grupo conta com o trabalho de cerca de 2.500 especialistas em mais de 130 países. Seu último relatório foi em 2001.

Paris, 2 de fevereiro - A Base Físico-Científica para a Alteração Climática - O primeiro relatório trará evidências sobre o impacto das atividades humanas no aquecimento dos últimos 50 anos, especialmente o uso de combustíveis fósseis. Deve também projetar alterações climáticas até o fim do século.

Uma versão preliminar diz haver pelo menos 90% de chance de que as atividades humanas sejam a principal causa do aquecimento global desde 1950, segundo fontes científicas. No relatório de 2001, a probabilidade era estimada em pelo menos 66%.

Na "melhor estimativa" do relatório preliminar, a temperatura média do planeta, em 2100, deve ser 3º C superior aos níveis pré-industriais. O relatório de 2001, mais vago, apontava uma variação de 1,4º C a 5,8º C.

Bruxelas, começo de abril - Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade - O segundo relatório vai detalhar os possíveis impactos da mudança climática no mundo e formas de adaptação. O jornal australiano The Age disse que uma versão preliminar projeta que entre 200 milhões e 700 milhões de pessoas podem enfrentar escassez de alimentos até 2080, e que entre 1,1 bilhão e 3,2 bilhões de pessoas sofrerão com a falta de água.

Bangcoc, começo de maio - Mitigação da Alteração Climática - O terceiro relatório vai analisar formas de combater o aquecimento global, inclusive com opções e custos para controlar as emissões de gases do efeito estufa.

Valência, meados de novembro - Relatório-Síntese - O quarto e último relatório resumirá as conclusões.

(www.ecodebate.com.br) matéria da Agência Reuters, originalmente publicada pelo Estadao.com.br -30 de janeiro de 2007 - 19:07

Nenhum comentário: