abril 25, 2006

Cerca de 6% de crianças do Semi-árido estão desnutridas

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome divulgou hoje, em São Paulo, os resultados da Chamada Nutricional 2005, realizada com 17.586 crianças menores de 5 anos de idade em 307 municípios do Semi-árido brasileiro. De acordo com o levantamento, 6,6% dos meninos e meninas estão com baixa altura para a idade, caracterizando desnutrição crônica. São mais de 1,1 mil crianças apenas nos municípios pesquisados.

As prevalências de formas crônicas de desnutrição (déficits de altura para idade) variaram intensamente com indicadores socioeconômicos, alcançando, por exemplo, 10% das crianças na classe E; 6,8% na classe D; e 2,5 % na classe C. Entre mães analfabetas, 14,1% das crianças estavam desnutridas; enquanto, nas categorias de um a quatro anos, cinco a oito anos e nove ou mais anos de escolaridade, as prevalências foram de 8,4%, 7,4% e 3,2%, respectivamente. Entre os fatores estudados, o de maior risco foi número de refeições por dia da família: 16,4% das crianças eram desnutridas quando o número de refeições era menor do que três por dia – prevalência que cai para 5,8% de desnutridos nas famílias que faziam três ou mais refeições por dia.

A Chamada Nutricional foi realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e pelo Ministério da Saúde, com o apoio do UNICEF. O inquérito estudou uma amostra probabilística das crianças menores de 5 anos que compareceram aos postos de vacinação de 30 municípios sorteados em nove Estados do Semi-árido (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe).

Para mais informações: João Luiz Mendes – (61) 3225 9518 ou 3313 1132

Nenhum comentário: