novembro 30, 2007

SOS SEROPÉDICA

Prezados Ambientalistas, miltantes sociais e comunitários
Precisamos do apoio de vocês. Por favor divulguem.

A população da cidade de Seropédica encontra-se revoltada contra uma decisão arbitrária da Câmara de Vereadores Municipal. Sete vereadores (maioria de um total de 10) aprovaram em uma única sessão, sem levar a discussão às entidades da Sociedade Civil Organizada, a instalação de um Aterro Sanitário prevendo o recebimento de lixo industrial, urbano e hospitalar, além de outros resíduos, na área da cidade. Uma das principais áreas previstas para instalação do Aterro encontra-se na região onde, em seu subsolo, está o AQUÍFERO PIRANEMA. A presença deste aquífero é de primordial importânica como reservatório de água para o país, especialmente para as populações do entorno e região metropolitana do Rio de Janeiro para o futuro. A proteção deste aquífero impediu a vinda do Polo Industrial para a cidade e agora eles aprovam a vinda de um imenso aterro sanitário a ser instalado com investimento privado. A outra área é uma Área de Proteção Ambiental que teve seus limites redefinidos para permitir a possível instalação do Aterro ou
parte dele.

O interesse é da Empresa S/A Paulista que teve várias reuniões secretas com os vereadores e os "convenceu" a encaminhar tal projeto. Este projeto já havia sido encaminhado pelo Prefeito Municipal mas diante da manifestação contrária do Conselho da Cidade de Seropédica, cuja presidência é exercida por mim, foi retirado. O Conselho da Cidade de Seropédica reuniu-se com técnicos da Universidade Rural do Rio de Janeiro e vários vereadores, promovendo uma ampla discussão sobre o assunto. Desta reunião saiu um documento desaprovando os projetos e solicitando ao Prefeito a retirada em definitivo destes projetos da Câmara.

Em ato de extrema covardia, os vereadores solicitaram os tais projetos ao Prefeito e os encaminharam em nome da Mesa Diretora. O projeto foi votado e analisado pelas Comissões de Justiça, Meio Ambiente e demais Comissões em uma *única sesssão!!!* _Este fato é ilegal e inédito_, pois inclusive contraria as regras da tramitação de projetos na casa legislativa. Foi planejado "com o intuito de" impedir a mobilização popular e a discussão diante da sociedade sobre o interesse mesmo a viabilidade técnica do projeto. Este ato foi uma afronta ao povo de Seropédica, que ao se manifestar contrário na Sessão da Câmara nesta segunda-feira, foi
recebido com a Polícia Militar, fortemente armada dentro da sala das Sessões, chamada pelo Presidente da Câmara, Vereador Mauro de Brito, que impediu o povo de se manifestar, apesar da sala estar lotada de pessoas protestanto, mais de duzentas pessoas, apenas a Presidente do Conselho pode falar demonstrando a indignação do Conselho com o desrespeito com que está
sendo tratado.

Este conselho foi aprovado em Lei Municipal e tem poderes deliberativos e consultivos em diversas questões e Planejamento Urbano e Meio Ambiente e não foi ouvido nem seu parecer considerado pelos vereadores que sucumbem ao poder econômico em detrimento da vontade popular.

O Aterrro prevê o recebimento de lixo industrial e urbano da cidade do Rio de Janeiro, Itaguaí e mais 4 outras cidades da região metropolitana, em áreas de proteção ambiental e outra com com riscos ao Aquífero Piranema, prejudicando o futuro da água que poderia abastecer estas mesmas cidades!!!

Agradecemos a ampla divulgação de nossa mobilização! Pela manutenção do Estado Democrático e respeito a Sociedade Civil Organizada!

Engª Agronoma Rosângela Straliotto.
Presidente do Conselho da Cidade de Seropédica
Pesquisadora III - Embrapa Agrobiologia - Chefe Adjunta de Administração
Doutora em Ciência do Solo
Telefone para contato: (21) 9965-2424

Isabel Vasconcelos: (21) 9260-6949 2667-1058

17 comentários:

Anônimo disse...

Cara Sr. ª Rosângela Straliotto,

Sou moradora da cidade de Seropédica e considero a implantação desse Aterro um absurdo e absoluta falta de respeito com a população e com o meio ambiente. A atitude do poder público tem se mostrado autoritária e anti-democrática, sobretudo por não solicitar a opinião dos moradores locais.
Fiquei muito interessada no Conselho citado na reportagem, gostaria de saber qual é o seu calendário de reuniões e em que local ocorrem. É aberto a sociedade como um todo?

Atenciosamente,
Amanda Belo
amandasilvabelo@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Somente a mobilizacao social pode barrar esse projeto. Isso mostra o quanto e importante a vigilancia da populacao sobre o trabalho dos representantes eleitos para defender os interesses do povo. Como moradores de Seropedica, temos que pensar principalmente na qualidade de vida das proximas geracoes. Sugiro aos membros da camara que utilizem o mandato para discutir propostas que tragam emprego e melhorem as condicoes precarias de saneamento do municipio. Como receber lixo industrial e hospitalar se nossa populacao nao conta com um hospital sequer, e o nivel de desenvolvimento industrial e pifio dentro do municipio? Sigamos vigilantes!
Marcelo Sales.

Anônimo disse...

Com certeza, vai afetar a saúde pública do município de Seropédica! Isso que eu chamo de urinar no próprio copo de água! Será que ninguém ai percebeu que o lixo que vier da cidade do Rio de Janeiro vai voltar prá lá contaminando a água??

Anônimo disse...

A Câmara de Vereadores Municipal concordou com a vinda de lixo de outro lugar.Pense porque eles concordaram com isso...
Com certeza ele vão ganhar pra isso ,e nós moradores,somos obrigados a ver essa cituação e conviver com ela?
Nós vivemos sem trabalho,sem saúde e somos humilhados.Eles ganham com isso,nus humilham e ursufluem do nosso dinheiro,que é pago para a colheta de lixo,a saúde e etc...

Diniz da UBEM disse...

Em nome da ONG-UBEM - União Brasil Ecologistas e Motociclistas queremos demonstrar nosso apoio à iniciativa do Conselho da Cidade de Seropédica de impedir o prosseguimento desse crime escabroso que prejudica a toda a população de Seropédica.
Estaremos neste sábado, dia 31/05/2008, na UFRRJ para participar da discussão e tomada de decisões para que não nos imponham mais esse crime ambiental.
Contem conosco para qualquer manifestação contrária à esse absurdo.
Fernando Fraga Ferreira
Presidente da ONG-UBEM
Antonio Ventania Neto
Vice-Presidente
Valter Diniz de Souza
Secretário Institucional

Claudio. disse...

Quero me congratular com meu irmão Fernando Tingua da ONG UBEM, fico muito feliz em saber que voce e seus companheiros abraçaram mais esta luta em favor do meio ambiente e dizer ao movimento em seropédica que Fernando foi um valoroso guerreiro pelo fim do lixão de Iguaçu Velho que eles dizem ser da Marambaia, o Aterro de Noiva Iguaçu é uma vitoria. Valeu Fernado.
Fraternalmente
Claudio Jeronimo.
IPGAP- Instituto de Politicas Governamentais e Assessoramento Parlamentar.visite nossa pagina ipgap.org.br.

Carlos Fernando da Cruz disse...

Prezados amigos ambientalistas,
Venho manifestar minha revolta ao tomar ciência do que está acontecendo em Seropédica. A situação está cada vez mais critica, pois, estes inconsequentes vereadores e o prefeito Darci dos Anjos, já estão alinhavados com o Governo Estadual do Sr. Sergio Cabral, (que tem interesse em tirar logo o lixo do RJ devido aos Jogos que a cidade pretende sediar)para a execução das obras, inclusive com as licenças ambientais expedidas.
Estou disposto a iniciar uma mobilização na cidade e arredores contra esta safadeza, que irá beneficiar 10 vereadores e um prefeito e prejudicar milhões de pessoas.
Estou aberto a dialogos.
Meu e-mail é dacruz.carlosfernando@gmail.com

Anônimo disse...

Sou moradora de Seropédica e sugiro que seja feita um abaixo assinado em Seropédica para auxiliar na luta contra a implantação do aterro.
Conte comigo
eliscrys@yahoo.com

anaemerick disse...

Olá Rosangela,
Vamos fazer um baixo assinado? sou estudante da Rural e gostaria de ajudar no que for possível, acho que isso é caso para ONU! POr favor me mande um e-mail: ana_emerick04@yahoo.com.br
Força aí, com fé a gente vai conseguir reverter isso
Grande Abraço

Anônimo disse...

Olá, Rosangela.
Não sou moradora de Seropédica, mas, assim como muitos, acho um absurdo que, em tempos de aquecimento global e falta d'água em muitos lugares pelo mundo, se construa um lixão em cima de um aquífero.
Diante disto, tenho uma pergunta a fazer: vcs já tentaram entrar em contato com o Green Peace (http://www.greenpeace.org/international/)?

Talvez fazendo com que esse absurdo tome proporções internacionais, sua causa ganhe mais força.

É só um palpite...

Abr e boa sorte!

Carlos Domingos disse...

Prezada Rosangela, Estamos ao seu lado nessa luta!!!
Sou Professor de: Estudos de Impactos Ambientais; Ecologia e Conservação de Recursos Naturais.
no Departamento de Ciencias Ambientais - UFRRJ
Nunca vi um EIA/RIMA tão ruim, tão sem base para responder sim, pois despreza o Antropico (o desenvolvimento da Cidade de Seropédica, despreza a produção organica a 1 km, a Vila com 12 mil habitantes a 500 m. Essa Licença previa e de instalação não tem fundamentação legal, nem ecológica! o Carlos MINC, que se diz ambientalista, e levou isso para enganara muitos nas urnas, agora pisou feio na bola! Não engana ninguém mais!!! Erro, burrrice ou intencional... Essa atitude do Governo Sergio Cabral mostra sua incompetencia técnica para gestão de um estado e cidade... Ele não tem como receber a Copa, se não sabe adminsitra o lixo da cidade do Rio!!!
Somos Contra porque: Está sobre o aquifero, porque fere a lei municipal, porque está próximo de centro urbano, porque está na área de produção agrícola, porque está na área de expansação de Seropédica e colado na MAIOR UNIVERSIDADE DA AMERICA LATINA e a mais bela! com quse 16 mil alunos!!!
Carlos Domingos da Silva Prof. Dr com doutorado em Manejo e Conservaçõ do Solo e Culturas pela UFV-MG - Prof. Associado I.

adsfgnmmj,m disse...

Prezados Senhores, sou aluna de Gestão Ambiental no IST Paracambi e moradora de Seropédica. Estou feliz que os cidadãos, alunos, professores de Seropédica estejam na busca de soluções para esse problema. Há 6 anos atás minha mãe precisou trabalhar numa empresa de coleta seletiva que se dizia "terceirizada" e lá não haviam nem o instrumento básico como o EPI! Mas esse problema está aí a 50 anos. E agora esses senhores que antes apoiavam a legalidade ambiental hoje estão a favor do auto-beneficiamento. E eu pergunto: onde está os benefícios para a cidade de Seropédica?
Agora eles não escutam a opinião pública, porque certamente aqueles senhores que votaram a favor do aterro não moram nem à 10km de distância do local. Eu e minha família, que moramos aproximadamente 1h do local onde hoje é o lixão, provavelmente sofreremos com os impactos.
Cara Rosângela, dou meu total apoio a manifestação contra essa vergonha que será o aterro.
Abraços.

Anônimo disse...

Sou morador do Rio de Janeiro, mas apesar disso acho um tremendo absurdo o que estão querendo fazer. A cidade de Seropédia, pelo pouco que conheço dela, é um lugar predominantemente verde e tranquilo o que pode ser ameaçado pela instalação do aterro. A sociedade precisa se mobolizar!

Alex Sander Silva Cristino disse...

Ameaça de crime ambiental em Seropédica.
Você colocaria um balde de lixo tóxico em cima da caixa d' água de sua casa?
Como podemos aceitar passivamente a instalação de um Lixão em Seropédica, sabendo que estaríamos pondo em risco um imenso reservatório de água que está sob Seropédica? Isto sabendo que em muitos países do mundo e até em alguns Estados Brasileiros o Povo carece de água, um bem esgotável.
Criar leis que possibilitem o despejo de toneladas de todos os tipos de dejetos sobre Seropédica é fácil. O Povo Seropedicense gostaria de ver projetos de lei de incentivo fiscal serem postos em prática para atraírem Empresas e aumentar a quantidade de postos de trabalho neste Município.
Criar leis que abrem brechas para destruição do meio ambiente local é fácil. Gostaríamos de ver a criação de leis ambientais e projetos socioambientais que recuperem as áreas degradadas pela extração de areia, esta que em maior parte foi utilizada para o avanço de nossa Capital carioca, pois em Seropédica vimos pouco avanço rumo a um futuro promissor.
É inaceitável o fato dos Poderes Executivos e Legislativos neste Município permitirem este ato covardemente agressivo ao Meio Ambiente.
As obras já começaram, mas mesmo sendo concluídas não vamos desistir de lutar.
Alex Sander Silva Cristino
Cidadão Seropedicense.
alexcampolindo76@hotmail.com
Se você não concorda com esta insanidade relatada neste texto, me ajude a divulgá-la enviando para seus amigos.

Rose-RJ disse...

Sra. Rosangela
Tenho uma casa na localidade Chaperó ,Rua 23 gleba A,vizinho de onde está sendo instalado o tal Lixão.
Nós , moradores ,estamos aborrecidos, tristes, sem saber exatamente o que acontecerá. Sabemos que existem ações na justiça. Estamos torcendo para que o resultado nos seja favorável, afim de que esse absurdo , essa covardia de instalar Lixão em cima de uma reserva de água de tal magnitude seja impedido.

Anônimo disse...

Sra. Rosangela

Sou moradora de Piranema, muitos caminhões chegam todos os dias, na parte da noite.
O que está acontecendo é um absurdo tenho tentado mobilizar a população para fazer algo, chamar um TV para acompanhar a mobilização da população.

Rosangela, poderiamos conseguir um apoio de uma entidade na área de meio ambiente no ámbio federal?
Obrigada, Érica de Oliveira.

Anônimo disse...

É isso ai! Agora todos reclamam...dia 7 tá chegando, vamos ver qual a porcaria o povo de Seropedica vai fazer, qual o destino reserva a sorte dessa cidade?